Lusofonia em Movimento

A Visitar

Caso pretenda explorar mais um pouco Aveiro propomos a visita a Fábrica da Ciência, a Sé de Aveiro, a Universidade de Aveiro, a Praça do Peixe, ao Museu de Arte Nova, o Farol da Barra e a residência de Eça de Queirós em Verdemilho.

Propomos a visita a estátua de José Estevão. Filho de Aveiro foi várias vezes obrigado a procurar refúgio fora do país, devido às suas ideias radicais.

É da sua autoria o palheiro de José Estevão onde Eça de Queirós viveu ternos e inesquecíveis momentos com aquela que viria a ser sua esposa, Emília de Castro Resende, e onde corrigiu alguns manuscritos dos seus romances.

palheiroAssim, propomos a visita ao palheiro na Costa Nova, para tal pode recorrer aos transportes disponibilizados pela Transdev, diariamente, pela cidade.

Propomos uma paragem para almoço, que será no restaurante Marisqueira da Costa Nova, onde os participantes podem saborear a gastronomia regional ligada ao mar, bem como averiguar potenciais influências lusófonas na confeção dos pratos típicos.

Após o almoço é aconselhado o regresso a cidade de Aveiro onde os participantes são convidados a terminar a sua visita na Oficina do Doce. Na Oficina do Doce o turista terá a oportunidade de conhecer, saborear e confecionar o doce típico da região, ovos- moles , imortalizado por Eça de Queirós, nos Maias:

“São seis barrilinhos de ovos moles de Aveiro. É um doce muito célebre, mesmo lá fora. Só o de Aveiro é que tem chique… Pergunte Vossa Excelência ao Carlos. Pois não é verdade, Carlos, que é uma delícia, até conhecido lá fora? — Ah, certamente — murmurou Carlos — certamente…”

Eça de Queirós viveu parte da sua infância em Verdemilho, Aveiro, e verificam-se várias referências do escritor a Aveiro nas suas obras.

Em 1884 Eça de Queirós visita Aveiro, mais propriamente a Costa Nova. Esta viagem é referida pelo autor nos seus diários de viagem:

“Apesar de ter retardado ontem o meu jantar até às nove horas da noite ,não pude desbastar a minha prosa .Levar as provas para os areais da Costa-Nova não é prático ,-Oh homem prático! Há lá decerto a brisa ,a vaga, a duna ,o infinito e a sardinha – coisas essenciais para a inspiração –mas falta essa outra condição suprema : um quarto isolado com uma mesa de pinho.”

Contactos úteis

Segurança:
Policia de Segurança Pública (PSP) Telefone: 234302510 Morada:: Rua da Prata, s/nn—Santa Joana 3810—314 AVEIRO
Bombeiros Novos de Aveiro Telefone: 234 422 333 Morada: Largo Capitão Maia Magalhães (Vera Cruz)
38800-124 Aveiro
Bombeiros Velhos de Aveiro Telefone: 234 422 122 Rua Dr. Mário Sacramento 3810—104 AVEIRO PORTUGAL

Informações turísticas:
Welcome Center Telefone: + 351 234 420 760 3800—200 Aveiro

Onde ficar:
Mélia Ria Hotel & Spa Hotel Aveiro Center Hotel Moliceiro